Quando uma pessoa comum pensa na administração de um hotel, é mais provável que a imagem de camas, travesseiros, piscinas e atrações turísticas venham à mente. Afinal, é principalmente por esses motivos que pessoas buscam hotéis hoje em dia. Porém, há outros aspectos envolvidos nesse trabalho, independentemente do porte do estabelecimento. Para isso, ferramentas como o Channel Manager são cada vez mais importantes.

Talvez você não conheça este termo ou não entenda como esse recurso é aplicado em seu negócio. Não se preocupe, essa é uma dúvida bem comum. Com a maior digitalização dos meios de comunicação e mais canais para comparar hotéis através da internet, pode ficar bem difícil administrar todas essas portas de entrada para o seu estabelecimento.

Se você pretende trabalhar melhor a captação do público e otimizar a rentabilidade do seu hotel ao longo do tempo, então é melhor compreender o que essa ferramenta é, o que ela faz e como você pode utilizá-la. Para isso, separamos aqui as principais informações que você vai precisar ao instalá-la em seu negócio. Acompanhe.

O que é um Channel Manager?

Traduzido livremente como “administrador de canais”, trata-se de uma ferramenta que ajuda você a administrar os anúncios de quartos e tarifas em diversos canais de divulgação. Como há cada vez mais sites de reserva disponíveis online, poderia ser necessário atualizar cada um deles individualmente, o que consome muito tempo, abre margem para reservas com o preço incorreto e pode gerar conflitos entre diferentes canais.

O Channel Manager pode ser a solução que falta para melhorar as estratégias do seu hotel

Anunciar seu hotel em um único canal também não é uma boa opção, pois você está restringindo seu público àqueles que têm preferência por apenas um site. Considerando que cada canal tem seu público cativo, o ideal é ser mais abrangente, tendo anúncios ao menos nas principais opções de site sobre de hotelaria.

O trabalho do channel manager, aqui, é ligar todas essas plataformas a uma única ferramenta de gerenciamento, a qual está ligada ao sistema de gestão da sua própria empresa. Dessa forma, quando houver alguma alteração nas tarifas, estadias ou disponibilidade de quartos, toda a informação é repassada ao mesmo tempo para todos os canais. O resultado é um processo de administração e divulgação de quartos mais consistente e rápido.

Quem deve usar um?

De forma geral, essa ferramenta é útil para qualquer hotel, pois atende a uma necessidade administrativa presente em qualquer porte. Mesmo os menores estabelecimentos podem receber bastante procura por parte de seu público-alvo se possuírem uma campanha consistente online e presença em diversos sites de reserva. Porém, como já mencionamos, é difícil administrar todos esses canais individualmente e mantê-los em sintonia.

Se você possui um hotel excepcionalmente pequeno e atende a um público muito restrito, pode até ser possível administrar uma quantidade menor de canais por conta própria.

Porém, a partir do momento que você precisa combinar estes anúncios com campanhas online para promover seu negócio, vai ter que investir em uma ferramenta que auxilie nesse processo, especialmente se pretende elevar a qualidade do seu negócio.

Como funciona e como vai me ajudar?

O funcionamento do channel manager é bem simples, similar a outros sistemas de gestão que você provavelmente já usa dentro do seu negócio. Ele atua com um servidor central, captando e retransmitindo dados de outras fontes para o seu sistema. Dessa forma, todos os dados de diferentes canais ficam exibidos no mesmo programa, permitindo alterações simultâneas.

Para que você entenda melhor a importância desse sistema, listamos aqui algumas das vantagens que ele pode trazer para o seu trabalho de administração do hotel e para sua lucratividade. Acompanhe:

Centralização da administração de canais

Como já mencionamos algumas vezes até agora, a principal dificuldade envolvida na administração de anúncios em múltiplos sites de reserva é manter a sincronia entre todos eles.

Quando você faz uma mudança de preço ou disponibiliza um novo quarto, o ideal é que todos os anúncios sejam imediatamente atualizados. Caso contrário, você pode ter problemas com seus clientes.

Para evitar que esta tarefa consuma mais tempo e energia do que o necessário, o ideal é utilizar um sistema que centralize essas alterações, fazendo com que todas as informações correspondam à mesma fonte. Dessa forma, qualquer alteração dentro do sistema principal também gera as mesmas alterações nos canais correspondentes.

Integração com outras ferramentas de gestão

Outra vantagem do channel manager é que, com a maior conectividade do sistema através da internet, é possível integrá-lo a outros softwares de gestão que já estejam ativos na sua empresa, como o Customer Relationship Management e o Resource Planning. Essas outras ferramentas também facilitam o trabalho de administração da empresa como um todo e podem aproveitar as informações coletadas desses canais, assim como fornecer dados úteis.

Esse tipo de integração pode exigir uma estrutura tecnológica um pouco mais sofisticada, dependendo da forma como estes sistemas atuam em sua empresa. Se você segue o modelo SaaS (Software as a Service), provavelmente o trabalho será mais simples, pois as empresas provedoras é que darão conta de interligar os dados.

Porém, se você possui um servidor próprio, é importante observar a disponibilidade dele e a conexão permanente com a internet, caso contrário você corre riscos reais de overbooking causados por atrasos de atualização.

Atualização rápida e eficiente das informações

O processo de atualização dos preços de quartos, disponibilidade e período de reserva em um site pode ser bem mais lento do que você imagina.

Em primeiro lugar, inserir essas informações manualmente envolve uma confirmação constante dos dados, pois eles podem ser alterados durante o processo. Enquanto você faz a alteração no segundo site, o primeiro já recebe uma reserva e você terá que retrabalhar tudo logo em seguida. Um claro desperdício de tempo e energia.

O trabalho do channel manager, aqui, será justamente acelerar esse processo, tornando-o mais eficiente. Com ele, você poderá distribuir estas informações com apenas uma ação, minimizando o custo de tempo dessa atualização.

Além disso, você também evitará o conflito entre diferentes canais, campanhas e anúncios ao longo do tempo. Se você levar em conta as outras tarefas com as quais precisa lidar ao longo do dia, investir em um software que libere seu tempo certamente será bem rentável.

Tomar mais cuidado com o Overbooking

Você provavelmente já está familiarizado com o termo “overbooking”. De forma bem simples, ele se refere à prática de vender um produto ou serviço em quantidade maior do que a empresa é capaz de suprir. Naturalmente, isso pode levar a diversos problemas no setor de hotelaria, especialmente em altas temporadas de turismo.

Imagine que o seu hotel possui 30 quartos, mas, devido a um conflito de informação entre dois ou mais canais de anúncio e reserva, você fecha reserva para 32 estadias no mesmo período de tempo.

A menos que 2 ou mais pessoas desistam da viagem, você terá que arcar com o prejuízo de todas as reservas que não puder atender, ressarcindo os clientes e, em alguns casos, pagando um valor extra pelo serviço mal prestado.

Soluções tecnológicas ajudam a melhorar a satisfação dos seus hóspedes

Com este sistema para evitar os conflitos de informação, você também pode evitar que ocorra um overbooking em seu hotel.

Claro, é possível usar essa prática a seu favor, desde que ela esteja dentro do contrato. Por exemplo, quando você exceder seu limite de vagas, mas ainda possuir demanda, pode colocar um cliente em uma fila. Se alguém desistir da viagem e o quarto disponibilizado atender às demandas, ele será notificado.

Publicidade mais consistente para seu hotel

Os anúncios em sites de reserva não servem apenas para consulta por parte dos clientes. Eles também são uma forma de captar a atenção do grande público e divulgar uma imagem positiva para seu estabelecimento, seja através das avaliações positivas, da faixa de preço, da relação entre custo e benefício ou outros métodos. Sem falar que, em uma campanha, você utilizará outros canais para auxiliar no fechamento de negócios.

Dessa forma, a capacidade de integração do channel manager também será aplicável. Quando você realizar uma campanha em larga escala, que envolva sites de reserva e outros canais de anúncio, será importante atualizar rapidamente os valores caso haja qualquer mudança. Com o auxílio desta ferramenta, esta tarefa será mais simples e prática.

Otimização do trabalho no dia a dia

Sem este recurso, você teria que fazer as atualizações de cada canal manualmente. Se você anuncia em quatro sites de reserva e precisa de 15 minutos para concluir o processo em cada um, você já terá perdido uma hora de trabalho do seu dia. Isso sem considerar que haja qualquer complicação no processo devido à falta de sincronia.

Fazer com que todos os canais, e mais outros que sejam adicionados no futuro, exijam apenas 15 minutos vai contribuir bastante para sua rotina. Com esse tempo extra, você pode pensar em campanhas mais elaboradas e ações que contribuam para a rentabilidade do seu hotel de forma mais significativa.

Com estas informações, você já deve entender a importância do channel manager para melhorar as vendas em seu hotel. Você também pode integrá-lo ao seu sistema hotelflow, que gerencia hotéis e pousadas de pequeno porte com praticidade e facilidade.

Entre em contato com a nossa equipe para consultar os sistemas de Channel Manager que são compatíveis com o hotelflow!

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