Estamos habituados a encontrar os mesmos cardápios em alguns restaurantes por anos e anos sem que sofram nenhuma alteração. Isso acontece porque muitos estabelecimentos consideram ser mais fácil trabalhar dessa forma.

Sabemos, porém, que diversos alimentos possuem épocas específicas para cultivo e que, quando comprados fora desses períodos, podem ter variação em seus preços e também nos seus respectivos sabores. É por isso que o cardápio sazonal tem sido cada vez mais adotado e pode ser uma solução para seu hotel!

Pode parecer mais complexo, mas um menu com pratos que têm seus ingredientes adaptados às estações e épocas propícias para cultivo pode significar economia e reconhecimento.

Afinal, demonstra uma preocupação em agradar o cliente, já que ele poderá ser surpreendido quando voltar para se hospedar em seu hotel em uma época diferente.

Veja abaixo como aproveitar essa estratégia.

As vantagens do cardápio sazonal

Melhores preços

É comum que você já tenha escutado alguém dizer que é época de determinada fruta, legume ou verdura. Esses alimentos costumam ter meses e estações específicos ao longo do ano em que podem ser cultivados com mais facilidade. Isso ocorre graças a mudanças de temperatura, na frequência das chuvas, no estado do solo e até mesmo no ventos.

Com o avanço da tecnologia, tornou-se possível encontrar alguns desses alimentos fora de suas épocas, mas isso acaba refletindo no preço deles, já que o processo de produção é mais complexo e a quantidade produzida também costuma ser menor. É por isso que aproveitar a sazonalidade pode favorecer o seu bolso.

Buscar produtos da época em que você está para montar um cardápio sazonal proporciona encontrá-los em grande quantidade e com preço mais atrativo, ajudando na saúde financeira de seu hotel e também na hora de escolher os melhores ingredientes para suas receitas.

Produtores locais

Aproveitar a sazonalidade de frutas, legumes e verduras pode fazê-lo economizar.

Outra grande vantagem de trabalhar com frutas, legumes e verduras de acordo com sua sazonalidade é a possibilidade de adquiri-los diretamente de produtores locais.

Isso também pode ser utilizado como um diferencial para seu hotel, já que demonstra preocupação com o cliente e com a comunidade. Sem falar que alimentos que vão do campo à mesa, costumam ter qualidade muito maior, pois atualmente é comum que pequenos produtores ofereçam produtos orgânicos, que são mais saborosos e benéficos para a saúde.

Oferecer uma cozinha orgânica e livre de agrotóxicos também pode ser um diferencial e tanto para o seu negócio.

Variedade de pratos

Diferentemente do menu fixo, adaptar seu cardápio à sazonalidade faz com que não exista a chance de seus clientes enjoarem das opções servidas em seu restaurante e buscarem a concorrência por conta disso.

Alguns lugares costumam acrescentar em seus cardápios, como opção de sobremesa, uma observação: “consulte a fruta da época”. Ao invés de fazer isso, que tal já ter a opção de uma sobremesa elaborada com essa fruta? Isso se estende também para as entradas e para os pratos principais.

Use a criatividade e se inspire em locais que já utilizem a estratégia do cardápio sazonal, mas fique atento para que o seu menu não fique muito parecido ou igual aos desses lugares.

Como fazer

Contratar um chef eficiente

Um bom chef será capaz de pesquisar e elaborar um bom cardápio sazonal para seu restaurante, aproveitando cada ingrediente.

Ter um chef de cozinha eficiente faz toda a diferença na elaboração de um menu que se adeque às diferentes épocas do ano. Esse processo requer muita pesquisa, tanto para observar a concorrência quanto para a elaboração dos pratos. Ele precisará, portanto, ser bastante criativo e entender o que está fazendo.

Além disso, ele precisará também entender sobre engenharia de cardápio, uma ferramenta que analisa o desempenho e a rentabilidade dos pratos oferecidos para tornar seu menu cada vez mais eficaz para seu público.

Datas festivas

Quando um novo ano começa, nós já sabemos quais são as épocas ideais para diferentes alimentos e também as comemorações que ocorrerão durante aquele período.Então que tal utilizar essas duas informações a seu favor?

Fazer um cruzamento desses calendários pode ser uma boa estratégia para atrair mais pessoas para seu hotel também durante datas festivas. Por exemplo, em maio temos o Dia Das Mães e estamos no outono. Um legume típico da época é a mandioquinha e uma fruta é a maçã.

Então que tal servir um delicioso creme de mandioquinha e, como sobremesa, uma incrível torta de maçã? Ter pratos atrativos faz com que mais pessoas queiram visitar o seu espaço para a comemoração.

Uma simples pesquisa na internet pode trazer todas as frutas, verduras e legumes típicos de cada mês. Depois basta soltar a imaginação e aproveitar os melhores ingredientes para cada prato.

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