Quando se hospedam em um hotel, hostel ou pousada, as pessoas esperam um lugar que ofereça o conforto que elas têm em casa, mas com um pouco de luxo para que o custo-benefício seja satisfatório. Para atender às expectativas dos seus clientes, além de investir na qualidade dos serviços oferecidos, é preciso dar uma atenção especial a pequenos detalhes, como cores, mobília e objetos para enfeitar o local.

Decorar o seu hotel, hostel ou pousada não é uma tarefa fácil, afinal é preciso criar ambientes funcionais, com irreverência arquitetônica e que sejam arrojados e aconchegantes. Com ela é possível fazer um melhor aproveitamento de determinado espaço e deixá-lo mais funcional, prático e confortável.

É claro que há grandes diferenças entre cada um desses estabelecimentos, como o valor e magnitude, mas todos prezam pela satisfação do cliente. Por isso, listamos algumas dicas para que o seu estabelecimento proporcione a comodidade e o esplendor que seu público almeja.

6 dicas imperdíveis para decorar o seu hotel

Um hotel deve facilitar a vida das pessoas. Por isso, agregar fluidez ao ambiente e proporcionar momentos únicos ao hospede é essencial para atrair clientes. Não se esqueça: os pequenos detalhes contam (e muito) na hora da escolha. Some isso à funcionalidade e você criará o lugar ideal.

1. Criatividade

Para encantar os seus hospedes é preciso inovar. Saia do comum e surpreenda o seu público! A criatividade não tem limite nem tamanho. Deixe-a fluir na hora de decorar o seu hotel.

Aposte na utilização de objetos decorativos, como quadros e vasos, para dar personalidade ao recinto que você quer adornar. Objetos de vidro, madeira ou porcelana também dão um toque requintado ao local.

Aposte na utilização de objetos decorativos para dar personalidade ao recinto.

2. Menos é Mais

Como falamos no item anterior, apostar na criatividade é essencial para criar um ambiente inovador. No entanto, tenha moderação.

A intenção é fazer com que o hóspede se surpreenda com cada um dos detalhes, mas se houver excesso, os visitantes se sentirão perdidos no ambiente e isso os deixará desconfortáveis diante do excesso de informações.

Se quiser encher o seu hotel de ornamentos, pinte as paredes com cores claras. Opte também por móveis mais lisos e compactos e na organização do lugar. Assim, o local não ficará sobrecarregado.

Se houver detalhes em demasia, os hóspedes ficarão desconfortáveis com o excesso de informações.

3. Layout

É super comum, na hora de decorar um hotel, focar em cores e objetos e esquecer que a disposição dos móveis também é essencial. No entanto, o layout de um ambiente somado à escolha correta do tamanho dos móveis é a chave da decoração para criar a sensação de aconchego e fazer a diferença no resultado final do projeto.

Para agregar valor ao cômodo e proporcionar conforto e sofisticação aos hóspedes, os móveis devem estar dispostos de forma a beneficiar a integração dos ambientes e, assim, facilitar a circulação no local. A mobília também deve priorizar peças atemporais, mas com um toque de glamour.

Comece pelos elementos maiores e, a partir daí, organize o restante dos móveis de maneira fluida.

O layout de um ambiente somado à escolha correta dos móveis é a chave da decoração de um hotel.

4. Materiais diferentes

Decorar um hotel misturando materiais de diferentes texturas e estilos agrega grandeza ao espaço. Usar cores claras para esse tipo de decoração é recomendável, visto que isso faz com que o cômodo passe a sensação de conforto e bem-estar para quem nele estiver.

Essa técnica é muito utilizada por hotéis 5 estrelas que desejam transmitir exuberância e personalização do lugar para diferentes estilos.

No entanto, cortinas pesadas, quadros e objetos decorativos fora de contexto e fiação aparente demonstram falta de preocupação com a decoração.

Decorar um hotel misturando materiais de diferentes texturas e estilos agrega grandeza ao espaço.

5. Paredes

Para dar um ar mais aconchegante e completo ao ambiente, as paredes devem ser bem exploradas. Decorar as paredes do seu hotel pode redimensionar o cômodo ou fazer com que seu hospede seja transportado para um outro local.

Por exemplo: ao colocar um espelho na parede, é possível dar uma sensação de amplitude ao local. Por outro lado, ao colocar quadros com paisagens exuberantes ou fotografias conseguimos passar tranquilidade ao cliente, pois ele se sente dentro da pintura.

Essa técnica transforma os ambientes com um custo relativamente reduzido, gerando um resultado espetacular e criando cômodos lindos sem grandes alterações estruturais. A fixação de quadros e espelhos também é simples e pode ser feita pregando o objeto na parede ou colando-o com uma fita adequada para tal finalidade.

Decorar as paredes do seu hotel pode redimensionar o cômodo, complementando o ambiente.

6. Iluminação

Um detalhe discreto, mas que faz toda a diferença na decoração de um hotel, é a iluminação. Os ambientes internos exigem um complemento visual e estético para deixar o local mais bonito, atraente e elegante.

Este caso é o único em que a regra de menos é mais não se aplica. Quanto mais iluminado for o cômodo, melhor. Aposte em pontos focais e abuse também da iluminação natural, vinda das janelas.

Se quiser deixar o lugar ainda mais luxuoso, utilize o espelho para que a iluminação seja distribuída de maneira difusa.

Aposte em pontos focais e abuse também da iluminação natural, vinda das janelas.

6 dicas essenciais para decorar o seu hostel ou pousada

Quem opta por se hospedar em uma pousada ou hostel não tem tantas exigências quanto o público de um hotel. Mas isso não significa que o dono de um desses outros dois empreendimentos possa descuidar da decoração. Valorize o seu negócio e adapte o cenário à estrutura que você tem.

1. Sutileza

Aposte em coisas sutis para adornar o ambiente, como arranjos florais e obras de arte, coisas que agradem à primeira vista.

Outra dica para decorar um hostel ou pousada é a tendência da verticalização, ou seja, aproveitar ao máximo as áreas verticais que o ambiente possui.

Em ambientes externos, as plantas verticais são boas alternativas para preencher esses espaços. Já na área interna, opte por prateleiras, fotografias e quadros.

Aproveite ao máximo as áreas verticais que o seu hostel ou pousada possui.

2. Tematização

Romântico, oriental, contemporâneo, cinematográfico, rock’n roll, radical, vintage ou qualquer outro estilo que você deseja incorporar ao ambiente: estude o público que deseja abrigar e decore seu hostel ou pousada para agradá-lo.

Use sua criatividade a seu favor, mas não exagere! Não misture temas para que o recinto não fique sobrecarregado.

Estude o público que deseja abrigar e decore seu hostel ou pousada para agradá-lo.

3. Regionalização

Uma decoração adaptada ao ambiente em que está inserido faz com que o imóvel se destaque frente aos demais. Com arquitetura e decoração típicas, o espaço se torna aconchegante e proporciona uma sensação de pertencimento ao lugar.

Portanto, se o hostel ou pousada estiver em uma praia, aposte em uma decoração mais leve, com cores tradicionais, tecidos da região e objetos praianos para a perfumaria.

Agora, ao falarmos de um recinto serrano, como o clima é mais frio, invista em cores escuras e móveis no estilo colonial. Essas são características que combinam bem com aquecedores e lareiras, coisas que são indispensáveis para imóveis nessas localidades. Tapetes também são boas pedidas nesse caso.

Com arquitetura e decoração típicas, o espaço se torna aconchegante e proporciona uma sensação de pertencimento ao lugar.

4. Painéis de madeira

Você já ouviu falar em painéis de madeiras? Esses artefatos ajudam a aquecer o cômodo, deixando-o mais aconchegante e proporcionando exuberância para salas e quartos.

Eles podem ser utilizados para esconder a fiação, destacar volumes, como cabeceira de camas, para ocultar objetos, harmonizar ambientes, substituir aparadores e racks, ou para qualquer outra função que você imaginar.

O painel de madeira ajuda a aquecer o cômodo e proporciona exuberância para salas e quartos.

5. Móveis multifuncionais

Normalmente, pousadas e hostels têm espaços mais enxutos que hotéis, mas podem permitir que mais pessoa se hospedem no mesmo quarto. Por esse motivo, móveis multifuncionais são as opções mais apropriadas para esses empreendimentos.

O mais clássico dos móveis multifuncionais é o sofá-cama. Mas também existem outras peças desse tipo, como beliches, mesas dobráveis, nichos, escadas com gaveteiros, cômodas que dividem o ambiente, baús que servem como bancos, entre outros.

Invista nesse tipo de mobília para decorar seu hostel ou pousada, para ter mais espaço ao mesmo tempo em que garante tudo o que o hospede precisa.

Móveis multifuncionais são as opções mais apropriadas para hostels e pousadas.

6. Praticidade

Não é porque estamos falando de um hostel ou de uma pousada que não é preciso se preocupar com os detalhes. O hóspede deve sentir que o estabelecimento está preocupado com o seu bem-estar.

Por isso, o seu cômodo deve conter cabides vazios, travesseiros, roupa de cama, cobertas extra, kit banheiro, toalhas e espelho. Se o hostel ou a pousada estiver em um lugar muito quente ou muito frio, aconselhamos disponibilizar, aquecedor, ar-condicionado e/ou ventilador.

O cômodo deve conter cabides vazios, travesseiros, roupa de cama, cobertas extra, kit banheiro, toalhas e espelho.

Além de mudar completamente o ambiente, a decoração pode transmitir sensações diversas. Fazendo uma boa dosagem entre o simples e o requintado, qualquer ambiente pode se tornar encantador, funcional e confortável. Para isso, é preciso apostar em mobília, cores, tecidos, texturas, iluminação e objetos de adorno, como quadros e espelhos.

A escolha da cor é fundamental para uma boa harmonia no ambiente, os móveis são importantes para a personalização do local, a iluminação é essencial para complementar o visual e os objetos adicionais são para arrematar a decoração do um ambiente.

Todos esses itens devem ser considerados para a decoração de qualquer um dos ambientes do hotel, hostel ou pousada, seja ele o quarto, o hall de entrada, o salão principal, o restaurante, ou qualquer outro cômodo.

É claro que alguns locais requerem uma atenção mais especial do que outros, pois são os lugares onde os hóspedes passarão mais tempo, mas a decoração de nenhum deles pode ser descartada.

O segredo para decorar um hotel, hostel ou pousada é apenas um: encantar seus clientes.

Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário. Compartilhe conosco as suas dicas e experiências. E continue acompanhando nossas publicações. O conteúdo do nosso site é exclusivo e atualizado periodicamente. Compartilhe!

Compartilhe nas redes sociais:
error: Reprodução parcial ou total deste conteúdo não é permitida

Newsletter

Preencha os campos abaixo para receber novidades em seu email.