Assim como a grande maioria dos empreendimentos, administrar um hotel requer grande atenção a uma série de detalhes e dedicação intensa, que pode ir muito além do horário de trabalho.

Afinal, há uma equipe que trabalha no local, que precisa estar treinada, satisfeita e motivada. Isso tem como consequência a satisfação do cliente, um dos principais objetivos de qualquer negócio.

Aliás, esse é um tópico que merece uma atenção especial. Um cliente satisfeito não é apenas a garantia de um serviço bem feito. O seu estabelecimento torna-se prioridade, confirmando uma fidelização que pode durar anos.

Ademais, uma recomendação positiva traz novos clientes, que por sua vez podem indicar seu hotel para várias outras pessoas.

Conheça agora 6 dicas de administração de hotéis que vão ajudá-lo a atingir os seus objetivos.

6 dicas certeiras para administrar de forma eficiente um hotel

Independentemente de tudo, é preciso ter uma visão global do negócio: pensar em todos os tópicos relacionados à um hotel. Também é necessário ter uma boa organização e gestão do tempo.

Confira as dicas:

1 – Tenha uma boa equipe

Ter uma equipe comprometida contribui muito para que resultados sejam alcançados em menos tempo

Não é apenas o gestor o responsável por um bom andamento de um hotel. Todos os que estiverem participando do seu dia a dia cumprem um papel muito importante. Por isso, uma equipe de confiança é fundamental.

Para começar, pessoas competentes e comprometidas podem cumprir tarefas que o gestor esteja fazendo. Assim, ele tem mais tempo de se preocupar com atividades gerenciais, administrando o hotel de forma mais eficiente e direta.

É essencial também ter soluções que auxiliam o trabalho diário, como planilhas e agendas virtuais. Dessa maneira, todas as tarefas podem ser registradas e é possível que toda a equipe saiba de seu andamento.

Tudo pode ser lembrado, desde os afazeres mais burocráticos até outros referentes à segurança do trabalho. Isso dentro da prioridade que cada item exerce na administração de um hotel.

2 – Priorize os feedbacks

Clientes e colaboradores devem ter um canal aberto para expressar tudo o que pensam. Dessa maneira, pode-se corrigir o que não está dando certo e intensificar o que é sucesso.

Muitas vezes, a correria do dia a dia faz com que certos detalhes (até aqueles importantes) passem despercebidos. Uma pessoa com visão mais externa pode enxergar isso melhor, pois está concentrada em determinados itens que o gestor não acompanha tão de perto.

Por isso, o feedback é tão importante, tanto de colaboradores quanto de clientes. É imprescindível que cada um deles tenha a liberdade de expressar o que pensa e sente, mesmo que não seja algo tão agradável assim.

Soluções simples, como deixar uma caixa de sugestões para os clientes ou um formulário a ser preenchido anonimamente por funcionários, são de grande valia. Todos esses comentários ajudam a identificar ações que estão ou não dando o resultado esperado, garantindo sua correção e manutenção.

3 – Surpreenda

É imprescindível sair na frente e disponibilizar tudo ou até mais do que o cliente precisa, sem que ele peça.

Um bom gestor, não importando o seu ramo de atuação, não pode ficar na mesmice. Por isso, é interessante ter novidades que atendam todos os tipos de clientes.

Pode ser na culinária, com o oferecimento de pratos diferentes, ou serviços especiais para homens, mulheres, crianças ou idosos. Tudo vai depender de quem são os frequentadores de seu hotel. Faça um estudo de seu público-alvo e tenha algo que faça com que seus clientes queiram voltar outras vezes.

4 – Procure melhorar sempre

Ideias são sempre bem-vindas e administrar um hotel de forma eficiente deve ter essa etapa. Investir em cursos facilita isso.

Por mais que seus clientes estejam muito satisfeitos e tudo esteja controlado na administração do hotel, sempre há momentos para pensar em tornar os serviços ainda melhores.

A zona de conforto pode ser perigosa, pois é aí que a concorrência avança. Portanto, invista em cursos para si mesmo e sua equipe, dedique um tempo de seu dia ou semana para fazer um brainstorming ou relaxar um pouco. Nesses momentos de tranquilidade, aparecem as melhores ideias.

Ler também é excelente para poder abrir a mente. O que não pode é se acomodar.

5 – Mude quando for necessário

Ter momentos tranquilos ajuda a ter novas ideias, principalmente em momentos de crise.

Se mesmo quando tudo estiver indo bem você não pode ter medo de mudar, os maus momentos também não podem ser motivos. Às vezes, uma estratégia não dá certo, mesmo com empreendedores mais experientes. Neste caso, agir é inevitável, mesmo porque, se tudo continuar na mesma, a situação não vai mudar.

As dicas do tópico 4 valem também para este: ler bastante, relaxar para ter novas ideias e reunir a equipe, principalmente as pessoas que estão mais próximas dos clientes.

Dependendo do problema, pode ser até necessária uma ajuda especializada. Não tenha medo e faça o que for possível para melhorar a situação.

6 – Tenha processos

Cada pessoa envolvida no empreendimento precisa estar a par de seus afazeres e ter um ambiente seguro não só para fazer as tarefas do dia a dia, como ter novas ideias.

Você já deve ter ouvido falar que o melhor negócio é aquele no qual o dono pode se ausentar por um tempo, que tudo transcorre normalmente. Se você acha isso impossível, aposte nos processos e comprove.

Quando se tem tudo definido, independentemente se é a administração de um hotel ou qualquer outra empresa, todos os colaboradores se sentem mais seguros ao desempenhar suas funções.

Dessa forma, eles não precisam ser cobrados a todo o momento por seus afazeres, deixando o gestor muito mais livre para fazer o que realmente compete à ele: administrar.

O resultado não poderia ser diferente: satisfação. Começando pelos funcionários, que terão mais espaço para mostrar suas habilidades, e, como consequência, os clientes, que terão serviços de altíssima qualidade.

6 dicas para uma gestão financeira de excelência

Além das medidas úteis para atrair, satisfazer e fidelizar clientes, o financeiro também é um tópico importante na administração de um hotel.

As contas em ordem, bem como a correta aplicação dos recursos do negócio, também podem abrir espaço para investimentos em novos projetos, reforçando as 6 dicas já mencionadas.

Veja como garantir a saúde financeira do seu hotel.

1 – Saiba quais são as suas despesas

O controle das contas é essencial para detectar quaisquer problemas.

Parece simples, mas, no meio de tantas contas, não é difícil ter algo não identificado. Você precisa saber o quanto gasta com cada item que faz o hotel funcionar em um determinado período: folha de pagamento, limpeza, contas de água, energia elétrica, telefone e internet, alimentação, entre outros.

Com tudo controlado, você saberá quando algo sai do preço médio, principalmente quando o limite é ultrapassado. Você pode verificar o porquê da alteração, sem contar possíveis fraudes, muito mais difíceis de serem realizadas quando tudo é controlado.

2 – Cobre um preço justo

O melhor preço nem sempre é o mais barato. É importante estar de olho nos valores praticados pela concorrência.

Muitas vezes, a ansiedade para conquistar novos clientes e aumentar o faturamento faz com que alguns itens fiquem comprometidos. Um dos principais é o preço.

No entanto, não adianta ter um bom preço se ele não sobre todas as despesas que você tem para realizar aquele serviço e ainda ter uma margem de lucro que permita a administração do hotel. Estes custos englobam água, energia elétrica, alimentação, limpeza, pagamento de pessoal, entre outros.

Um bom parâmetro é o preço dos concorrentes. Estar por dentro deles faz com que você pratique valores justos, que não estejam muito acima, pois isso também é prejudicial. Obviamente, é importante comparar facilidades oferecidas, para que todo o processo seja justo.

3 – Elimine despesas desnecessárias

Cada real gasto deve ser identificado e avaliado, para saber sua real importância.

Cada caso é bem particular e o que é indispensável para um, pode não ter essa condição para outro.  Por isso, é importante avaliar todos, para se ter uma ideia do que pode ser eliminado ou não. Esse processo nunca pode ser aleatório.

Sabendo para onde vai cada centavo da sua verba, o passo número 1, é importante também para isso. Além de garantir um menor valor para a operação do hotel, também ajuda a disponibilizar verba para outros projetos.

4 – Separe as despesas pessoais e corporativas

As despesas pessoais nunca devem estar misturadas com as da empresa.

Essa dica também é bastante geral e não se prende apenas ao ato de administrar um hotel. Gastos da empresa e pessoais devem ser minuciosamente separados. Pegar dinheiro do caixa para cobrir alguma despesas não relacionadas ao negócio ou vice-versa não é e nunca será uma prática saudável.

Assim como todos os colaboradores, o gestor também deve ter uma remuneração fixa, chamada de pró-labore, que também deve aparecer na planilha de gastos da empresa. Dessa maneira, até mesmo o controle das saídas se torna mais simples.

5 – Use o hotelflow

Graças à tecnologia, em especial ao Hotel Flow, você pode ter todos os dados administrativos do seu hotel na palma da sua mão, em qualquer dispositivo.

O hotelflow é um sistema web para gerenciamento de pousadas e hotéis.

Isso não é só para diminuir a margem de erro nas contas. É também um mecanismo para ganhar tempo na administração de um hotel.  

O hotelflow permite que você tenha acesso aos dados gerenciais em qualquer dispositivo, computador, tablet ou até mesmo seu smartphone. Basta estar conectado à internet.

Se surgirem dúvidas quanto ao manuseio, você tem acesso ao suporte instantaneamente, com apenas alguns cliques.

Além disso, não é necessário instalar programas ou aplicativos. Como tudo é controlado através da internet, nada é consumido da memória do seu dispositivo, seja ele qual for. Tudo é muito fácil e sem burocracia.

Para saber mais sobre esse tópico em especial, entre em contato conosco. Você conhecerá soluções incríveis para administrar seu hotel de forma eficiente, tendo todos os dados onde você estiver.

Não se esqueça: sempre que precisar fazer um investimento extra, planeje! Tendo uma noção clara da origem e destino desse montante, você terá seu principal objetivo alcançado mais facilmente – crescer o empreendimento. E sem surpresas negativas.

Para ter mais dicas sobre administração de hotéis e soluções para seu negócio, acompanhe também os outros textos deste blog. Aproveite e visite-o sempre que puder, pois periodicamente há conteúdo novo e exclusivo para você.

Comente em caso de dúvidas ou então para relatar sua experiência. É sempre um prazer ouvi-lo! E não se esqueça de deixar seus dados para obter mais informações sobre uma gestão hoteleira de qualidade.

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